Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

ÍNDIOS DO BRASIL -KAYAPÓ

Índios Caiapós

ÍNDIA KAYAPÓ

Kaiapos.jpeg"Índios Kayapó" É uma exonominação que data do início do século XIX e que tem origem em outros grupos indígenas circunvizinhos desta etnia. Kayapó significa "homens semelhantes aos macacos", em grande medida devido a certos rituais que este grupo realiza nos quais são utilizadas máscaras de macaco pelos homens. A autonominação dos chamados kayapó é mebêngôkre, que significa, literalmente, "homens do poço d'água".

Subgrupos


Os kayapós são um grupo indígena brasileiro que se divide nos subgrupos kayapó-aucre, kayapó-cararaô, caiapó-cocraimoro, caiapó-cubem-cram-quem, caiapó-gorotire, caiapó-mecranoti, caiapó-metuctire, caiapó-pau-d'arco, caiapó-quicretum e caiapó-xicrim. No passado eram também chamados de coroados, e os de Mato Grosso, coroás.
Economia

Sua principal atividade econômica é a agricultura itinerante praticada por homens, mulheres e meninos. Através do método de desbravar e queimar e queimada, cada par limpa um local na floresta de cerca de 50 m por 30 m onde estabelecem seu suru, uma horta na qual semeiam batata, dioscorea, mandioca, algodão, milho e ao lado das árvores plantam cupá. uma videira com gavinhas comestíveis. Alguns grupos introduziram em suas hortas arroz, feijão, mamão, tabaco Usam fertilizantes, pesticidas ou estimulantes do crescimento.

Recolhem mel e frutos de palmeiras silvestres, como babaçu. A castanha-do-pará, que anteriormente era recolhida pelas mulheres para seu auto-consumo, hoje é recolhida pelos homens e vendida a compradores estatais ou privados.

São bons caçadores, mas atualmente a caça não é abundante. Entre as presas que conseguem obter se destacada o Tayassuidae. Os homens tecem cestos, cintos e faixas para carregar e fabricar paus, lanças, arcos e flexas para a caça. As mulheres fabricam pulseiras, fitas e cordas.



População total
6 300
Regiões com população significativa
Pará 3 400
Mato Grosso 2 700
Goiás ~100
Tocantins ~100
Línguas
- (caiapó)
Religiões
Cultos animistas












Nenhum comentário:

Postar um comentário